Seminário de Ações Afirmativas do IFSC debate inclusão e fortalece políticas de cotas

EVENTOS Data de Publicação: 27 jun 2025 14:53 Data de Atualização: 27 jun 2025 14:59

Nos dias 25 e 26 de julho o auditório da reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis, sediou o Seminário de Ações Afirmativas do IFSC e tornou-se um espaço dedicado à reflexão sobre inclusão e fortalecimento de políticas inclusivas, como o sistema de cotas. O evento reuniu representantes de diversos câmpus e especialistas para discutir avanços e desafios na garantia de acesso à educação para grupos historicamente excluídos.

De Jaraguá do Sul participaram os servidores Cristiane de Oliveira (Rau), Débora Cardoso (Centro), Hélverton Ribas (Rau) e Jussete Wittkowski (Rau). Entre os encaminhamentos do seminário estiveram a criação de um Fórum Permanente de Ações Afirmativas, envolvendo a reitoria e os câmpus, e a manutenção dos Grupos de Trabalho (GTs) até o final do ano, com formalização por portaria.

Os GTs formados no evento apresentaram propostas como:
- Políticas institucionais de cotas para pessoas com deficiência (PcD) e população preta, parda, indígena e quilombola (PPIQ), além da Lei de Cotas;
- Cotas para imigrantes e egressos de serviços de acolhimento institucional, incluindo jovens em medidas socioeducativas;
- Expansão de cotas para PCD em pós-graduação lato sensu;
- Criação de uma Comissão Central de Apoio de Cotas;
- Implementação da análise de cotas antes da matrícula, com unificação dos resultados de todas as cotas em único momento;
- Estrutura organizacional específica para Ações Afirmativas em nível de Diretoria na reitoria.

Para Jussete Wittkowski, coordenadora do setor Pedagógico do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, o evento foi um marco. “O encontro dessa semana foi histórico: 12 anos após a implantação da Lei de Cotas e 23 anos após as primeiras iniciativas nacionais de reserva de vagas na educação superior, tivemos um evento totalmente dedicado a olhar para um público que, ao longo do tempo, foi excluído da educação superior”, destacou.

Jusssete destacou ainda a presença no evento da professora Joana Célia dos Passos, vice-reitora da UFSC e referência em estudos sobre ações afirmativas, além da necessidade de incluir públicos ainda não contemplados, como egressos de acolhimento institucional.

O seminário reafirmou o compromisso do IFSC com a educação inclusiva, propondo medidas concretas para ampliar o acesso e a permanência de grupos vulneráveis na instituição.

Saiba mais sobre como foi o evento na reitoria do IFSC.

EVENTOS INSTITUCIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO