PESQUISA Data de Publicação: 11 mar 2025 18:07 Data de Atualização: 11 mar 2025 18:21
A 10º edição da série formativa "Diálogos Acadêmicos" traz a palestra A escrita acadêmica e a formação do pesquisador/autor: desafios do nosso tempo, com Valdeci Reis. A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e do Conselho Editorial do IFSC.
A transmissão será no dia 19 de março de 2025 (quarta-feira), pelo canal do IFSC no Youtube, das 19h às 20h30. Os participantes que quiserem certificados, deverão fazer a inscrição antecipada neste link.
Palestrante: Valdeci Reis é atualmente Coordenador de Ingresso do Câmpus Florianópolis do IFSC. Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuou como Coordenador de Publicações na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC no biênio 2022-2023, como Editor-Chefe da Revista de Extensão Caminho Aberto entre 2020-2022 e presidiu a Comissão de Ética do IFSC entre 2015 e 2018. Tem experiência na área Educacional, com ênfase em Educação Tecnológica; Educação e Trabalho; e Mídias em Educação. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Processos de escrita; Juventudes em contextos de situação de vulnerabilidade social e risco; Etnografia; Formas de participação social; Juventude e cultura digital. Atualmente representa os TAEs no Conselho Superior do IFSC.
Confira todas as lives já realizadas na série:
Edição 1 - O fantasma do plágio como má conduta na escrita científica
Edição 2 - Aspectos essenciais no processo de construção do texto acadêmico
Edição 3 – Processo de revisão e apresentação gráfica do texto acadêmico
Edição 4 - O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos
Edição 5 - Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa
Edição 6 - O que um jovem pesquisador precisa considerar antes de submeter um texto em uma revista científica?
Edição 7 - Mulheres na Ciência
Edição 8 - Reflexões sobre plágio acadêmico em tempos de Inteligência artificial
Edição 9 - Diálogos Acadêmicos: Pseudociências: falácias no jogo, sinais de engodo