Estudantes e servidores do IFSC participam do 43º Seurs

EXTENSÃO Data de Publicação: 31 jul 2025 15:48 Data de Atualização: 04 ago 2025 13:38

Estudantes e servidores do IFSC participaram da 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, de 22 a 27 de julho.

O evento é realizado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sul (Forproex), do qual o IFSC faz parte. O tema do evento deste ano foi “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”, esta edição busca refletir sobre o papel das práticas extensionistas frente à sindemia global identificada no relatório da The Lancet Commission on Obesity (2019), que aponta a interligação entre três grandes crises planetárias: desnutrição, obesidade e mudanças climáticas.

O 43º Seurs contou com cerca de mil participantes. O IFSC disponibilizou recursos, por meio de edital, para estudantes apresentarem seus trabalhos no evento. Ao todo, foram inscritos cerca de 60 estudantes dos câmpus Lages, Palhoça Bilíngue, Florianópolis, Chapecó, São José, Caçador e São Carlos.

Veja a lista dos trabalhos apresentados pelos alunos do IFSC

A atual diretora de Extensão Milena de Mesquita Brandão participou da mesa redonda sobre Extensão e Participação Social e do Fórum de Cultura, realizado durante o evento. O professor do Câmpus Lages, Roberto Akitoshi Komatsu, fez parte do debate sobre Segurança Alimentar. O futuro pró-reitor de Extensão Maick da Silveira Viana também participou do Seurs.

O futuro pró-reitor de Extensão Maick da Silveira Viana também participou do evento. Segundo ele, participar do Seurs nesse momento de transição de gestão foi uma experiência enriquecedora. “Foi possível conhecer projetos de extensão importantes desenvolvidos pelo IFSC em diferentes câmpus, experiências de outras instituições públicas do Sul do Brasil e, ainda, interagir com outros gestores de extensão de universidades públicas e institutos federais. Os trabalhos do IFSC tiveram destaque pela qualidade e impactos sociais. É gratificante ver nossa instituição com uma extensão forte e comprometida com a comunidade”, completa.

EXTENSÃO