Estudantes realizam mostra de projetos de Engenharia demandados pela sociedade

ENSINO Data de Publicação: 30 ago 2024 10:13 Data de Atualização: 30 ago 2024 11:26

Os estudantes e professores da graduação em Engenharia de Controle e Automação, do Câmpus Chapecó do IFSC, realizaram nesta quinta-feira (29) uma Mostra de Engenharia. Eles expuseram oito projetos desenvolvidos com base em demandas da sociedade. 

Os projetos foram desenvolvidos nas disciplinas de “Projeto Integrador" e "Atividades de Extensão", nas quais os estudantes precisam construir, a cada semestre, uma etapa do trabalho, como a parte mecânica, de controle, de retrofitting (modernização), entre outras. Cada um deles é pensado após contato com empresas/entidades externas, para que tenham possibilidade de realização no futuro. 

Os projetos são: 1) Envasadora de Líquidos; 2) Sistema Automatizado para Produção de Massa para Pavimento Intertravado (Paver); 3) Separador de Ração Peletizada para Aves de Corte; 4) Robô empurra feno; 5) Alimentador pecuário; 6) Máquina de medição e corte automático de fios de níquel-cromo; 7) Sincronizador de nórias; 8) Controle do microclima no manejo de suínos.

"Queremos mostrar para o público em geral os trabalhos desenvolvidos dentro do curso, já que os estudantes precisam procurar demandas da própria sociedade - empresas, escolas, entidades. Eles localizam os problermas de engenharian e precisam realizar todo o projeto para propor soluções para as necessidades", relata o coordenador do curso, Jacson Dreher.

O estudante Gustavo Wolschick, por exemplo, participa de um grupo que recebeu a demanda de um pecuarista da região para facilitar, diminuir gastos e reaproveitar o alimento espalhado pelo gado na hora da alimentação. Por isso, o grupo o "Robô empurra feno", um robô autônomo, inclusive controlado por celular, que empurra de volta o alimento com uma pá de raspagem, percorrendo o perímetro interno do cocho com auxílio de sensores para processamento interno e segurança.

Já William Berwanger, estudante do grupo que propôs um "Sincronizador de nórias", um sistema de sincronismo entre transportadores aéreos “nórias”, demandado por indústria de Chapecó do ramo alimentício. "Hoje trabalho na área também e vejo como este projeto foi importante para observar o todo, que a gente só vê na prática. É uma boa forma de o IFSC formar melhor seus profissionais", relata William.

Confira um resumo de todos os projetos expostos:

Título do projeto: Envasadora de Líquidos
Disciplina: Projeto Integrador I - Etapa de construção mecânica
Alunos: Carlos Eduardo Ciotta, Cauan Da Silva Batisteli, Edivaldo Brusco, Guilherme Capellari Paggiarin, Lucas Luan Reichert.
Durante uma conversa com um produtor de aguardentes e bebidas destiladas da região, surgiu a demanda por um processo de envase e tamponamento de garrafas que fosse realizado de forma autônoma. Atualmente, essas tarefas são realizadas de forma manual, demandando tempo e esforço consideráveis. Reconhecendo que essa é uma necessidade comum entre outros produtores, nossa equipe iniciou o desenvolvimento de um produto para atender a essa demanda. Estamos trabalhando em uma envasadora autônoma equipada com uma esteira e um carrossel. Nesse carrossel, as garrafas passam por ambas as etapas do processo de envase e tamponamento. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de protótipo, com testes sendo realizados em laboratório. Além dos benefícios técnicos, o projeto também contribui para o aperfeiçoamento profissional dos estudantes envolvidos, proporcionando experiência prática em engenharia e automação industrial, além de enfrentar desafios como a integração de diferentes tecnologias e a otimização dos processos de controle de qualidade.

Título do projeto: Sistema Automatizado para Produção de Massa para Pavimento Intertravado (Paver)
Disciplina: Projeto Integrador II - Etapa de controle
Alunos: Bruno Alcebiades Vaz, Denian Griesang Bruxel, Jefte Fernandes de Carvalho Neto, Luiz Rodrigues da Silva Neto, Nathan Batistelli de Oliveira, Odivan Marchetti
Na indústria de construção civil existe uma carência de equipamentos automatizados capazes de realizar a dosagem adequada dos agregados para a produção de concreto. A demanda para este projeto foi apresentada aos estudantes por uma empresa que trabalha com a produção de paver's sob demanda. O objetivo é construir um protótipo capaz de realizar a dosagem e mistura de areia, brita, cimento e água nas proporções adequadas para produzir um paver, em conformidade com as normas técnicas da ABNT. Um dos principais desafios do projeto é monitorar a umidade da areia, que geralmente é armazenada ao relento no pátio da empresa. Isso faz com que a areia acumule umidade, o que interfere negativamente na dosagem adequada dos agregados. O projeto se encontra atualmente na fase de construção do protótipo. Foi finalizada a montagem dos componentes eletrônicos e está sendo realizada a programação do controle do processo. A próxima etapa é construir uma interface programável para que o usuário possa alterar os parâmetros de funcionamento e monitorar a produção.

Título do projeto: Separador de Ração Peletizada para Aves de Corte
Disciplina: Projeto Integrador III - Etapa de automação
Alunos: Armin Ferdinand Mater, Kathleen Rauane Soares do Espírito Santo, Nicolas Alexandre Gregol Ramthum, Paulo Henrique Bunkowski Zanetini, Rafael Mocellin Hope
O trabalho consiste em um protótipo automatizado de análise de amostras que separa a ração peletizada, utilizada para alimentar frangos de abate, garantindo a qualidade do produto e que apenas os péletes íntegros cheguem aos animais. Isso é crucial, pois a ração quebrada resulta em menor absorção de nutrientes, prejudicando o crescimento das aves. O sistema utiliza uma base inclinada com peneiras que realizam a separação dos péletes com vibrações obtidas através de motores, que em seguida são pesados e analisados automaticamente. Essa tecnologia permite identificar e corrigir problemas no processo de produção, garantindo uma alimentação de qualidade e melhor desenvolvimento para as aves. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma conversa com uma empresa agropecuária, estando focada em aprimorar os métodos de separação e análise, trazendo benefícios tanto para a saúde das aves quanto para a economia do produtor. 

Título do projeto: Robô empurra feno
Disciplina: Projeto Integrador IV - Etapa de Retrofitting
Alunos: Eduardo Turcatto, Gustavo Wolschick e Mateus Dalchiavon.
Em uma conversa com um pecuarista da região o mesmo trouxe a demanda de realizar, de forma autônoma, o reaproveitamento do alimento espalhado pelos bovinos durante a alimentação, trabalho esse que anteriormente era realizado manualmente, consumindo muito tempo e esforço do dia a dia do trabalhador, percebendo-se que esta é uma demando geral o grupo deu início ao desenvolvimento de um produto. O produto no qual estamos trabalhando se trata de um robô autônomo para realizar a tarefa, empurrando de volta o alimento com uma pá de raspagem percorrendo o perímetro interno do cocho com auxílio de sensores para processamento interno e segurança, também possui um aplicativo para acompanhar diversos parâmetros de funcionamento, controle e autônoma do robô. O projeto se encontra atualmente na fase de protótipo TLR4, com testes realizados em laboratório.

Título do projeto: Alimentador pecuário
Disciplina:
Projeto Integrador IV - Etapa de Retrofitting
Alunos: Alexandre Both, Kennidy Giorgi Polidoro e Rafael Augusto Schwengber.
Na atividade pecuária há a necessidade de proporcionar uma alimentação fracionada visando manter a eficiência de absorção dos nutrientes pelos animais. Este projeto advém de uma demanda externa de um pecuarista do interior do Rio Grande do Sul, na qual foi observada a oportunidade de desenvolver um sistema automatizado. Desta forma, foi desenvolvido um projeto tecnológico que controla a quantidade de ração eliminando a necessidade de intervenção humana diária. O sistema permite programar horários e a quantidade de ração fornecida, ou seja, a automação completa do ciclo diário de alimentação, promovendo assim uma maior saúde e desempenho bovino, além de uma maior qualidade de vida para o pecuarista individual. O projeto encontra-se na fase de protótipo TRL 4, no qual foram realizados testes de funcionamento em laboratório.

Título do projeto: Máquina de medição e corte automático de fios de níquel-cromo
Disciplina:
Projeto Integrador IV - Etapa de Retrofitting
Alunos: Gabriel do Santo e Lucas Correa Possar
A demanda surgiu dentro da Edadivon soluções industriais, a qual possui um processo manual de rebobinamento fracionado. O objetivo deste projeto é tornar o processo automático, aumentando a segurança, eficiência e precisão nos cortes demandados. Atualmente o protótipo se encontra no nível 5 de maturidade tecnológica, faltando os testes finais para uma produção em escala piloto, por fim espera se que a Edadivon agora consiga atender o mercado com maior agilidade e qualidade, destacando-se ainda mais em seu setor.

Título do projeto: Sincronizador de nórias 
Disciplina:
Projeto Integrador IV - Etapa de Retrofitting
Alunos: Gustavo Mascarenhas Calixto, Matheus Henrique dos Santos do Valle Buso e William Berwanger
A demanda por um sistema de sincronismo entre transportadores aéreos “nórias” surgiu dentro de uma desenvolvedora de tecnologia industrial na cidade de Chapecó voltada para o ramo alimentício. Este sistema, normalmente, sincroniza nórias que transportam carcaças de frango, as quais devem ser transferidas entre processos de produção. O sistema de sincronismo desenvolvido pelo nosso grupo procura solucionar os problemas gerados pelos sistemas semi-controlados comumente aplicados, que geram perdas quando ocorrem flutuações nas velocidades dos transportadores envolvidos, além de simplificar a implementação por não exigir acoplamentos mecânicos entre os sistemas. Atualmente o projeto se encontra no estágio final de prototipagem, e está previsto para ser concluído até setembro de 2024.

Título do projeto: Controle do microclima no manejo de suínos 
Disciplina:
Projeto Integrador IV - Etapa de Retrofitting
Alunos: Carlos Eduardo Silva Duque Santiago e Eduardo Jorge Tavares Alves
A demanda deste projeto surgiu do produtor rural Claudinei, o qual realiza a criação de suínos. O objetivo é auxiliar o crescente aumento por produção e garantir que o processo de criação esteja em conformidade com o bem-estar animal e normas sanitárias, por meio do controle automatizado do ambiente interno da granja de suínos. Atualmente, o protótipo encontra-se no nível 4 de maturidade tecnológica, testado em uma planta simulada em laboratório. Por fim, espera-se que o produtor consiga aumentar significativamente a média do peso do animal em decorrência de um manejo automatizado e controlado.

ENSINO EXTENSÃO CÂMPUS CHAPECÓ