Evento em Jaraguá do Sul debate desafios das mulheres nos mundos acadêmico e corporativo

EVENTOS Data de Publicação: 09 abr 2025 18:05 Data de Atualização: 11 abr 2025 10:53

O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau do IFSC realizou no último dia de março uma mesa-redonda sobre “A Presença das Mulheres no Mundo Acadêmico e Corporativo: Desafios e Conquistas”, organizado por servidoras do câmpus e apoio do Sinasefe-SC, o sindicato dos servidores do IFSC. A atividade, promovida em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8M), serviu como espaço para reflexão sobre os avanços e as dificuldades que ainda persistem para as mulheres, especialmente em áreas tradicionalmente masculinas.

O evento contou com mediação da professora Estela Ramos e a participação das egressas de cursos técnicos Bruna Frances e Suellen Barbosa, além da professora Anna Baash, que é docente e está atualmente afastada para realização do seu doutorado.

Segundo Estela, a mesa-redonda possibilitou a discussão de temas que atravessam não apenas o ambiente acadêmico. “Nossa proposta era trazer pontos de reflexão sobre a presença da mulher em diversos espaços, mostrando tanto as conquistas históricas quanto os desafios que ainda enfrentamos”, destaca.

Foi possível, por exemplo, perceber contradições que persistem nos ambientes de trabalho das mulheres. “Embora existam políticas institucionais que deveriam garantir acesso e permanência, as culturas empresariais ainda reproduzem comportamentos que limitam a ascensão das mulheres a cargos estratégicos”, afirma Estela.

Além disso, os relatos das participantes demonstraram que existem forças que tentam limitar a participação feminina na sociedade. “Mas também há muitas pessoas - homens e mulheres - que já estão atentas a essas questões e trabalham para apoiar a trajetória de outras mulheres”, aponta a mediadora

Participação dos estudantes

O evento teve participação de estudantes dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Mecânica, em sua maioria homens. “Os próprios estudantes trouxeram percepções importantes sobre como essa desigualdade se manifesta no cotidiano deles. Infelizmente, acaba havendo uma exigência maior em cima das mulheres, como se nós precisássemos estar sempre acima da média para sermos reconhecidas”, relata Estela.

Dia Laranja retornará em abril

Outra novidade relacionada ao direito das mulheres foi a aprovação, em 25 de março na reunião do Colegiado, da retomada do Dia Laranja no calendário oficial do IFSC Rau. A aprovação ocorreu por unanimidade.

O próximo Dia Laranja será promovido em 25 de abril, três anos após a primeira comemoração desta data no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau.

O Dia Laranja é uma campanha internacional que visa sensibilizar e mobilizar a sociedade para a prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, sendo celebrado no dia 25 de cada mês. O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres é celebrado no dia 25 de novembro.

EVENTOS EVENTOS CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU