EVENTOS Data de Publicação: 04 jun 2025 17:32 Data de Atualização: 04 jun 2025 18:51
O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizou na última sexta-feira (30) uma palestra sobre violência contra mulheres, ministrada pela assistente social Tais Soares do Nascimento e pela psicóloga Crislayne Cardoso Soares, ambas do Creas. A iniciativa fez parte das ações do Dia Laranja, uma campanha global que mobiliza a sociedade no combate à violência contra meninas e mulheres.
A palestra realizada no câmpus abordou tipos de violência, formas de identificação, redes de apoio em Jaraguá do Sul e canais de denúncia. A atividade contou com a participação de estudantes das primeiras fases da graduação em Engenharia Elétrica, servidores e funcionárias terceirizadas.
O evento reforçou o compromisso institucional com a igualdade de gênero e a formação cidadã de quem estuda e trabalha no IFSC. Segundo a assistente social e integrante da Comissão do Dia Laranja, Liriane Guimarães Morais, a promoção de ações como esta é especialmente importante num ambiente predominantemente masculino como o que existe nos cursos do câmpus:
“Ao trazer essa discussão para um público majoritariamente masculino, incentivamos a reflexão e a empatia, mostrando que o combate à violência contra mulheres é responsabilidade de todos. Queremos formar não apenas excelentes profissionais, mas cidadãos conscientes e ativos nessa luta”, destaca
Dia Laranja: uma agenda contínua
A palestra realizada no dia 30 de maio integra uma programação anual de ações no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, que inclui:
- Panfletagem educativa realizada em 22 de maio;
- Cinedebates com filmes sobre a temática;
- Novas palestras previstas para o segundo semestre;
- Ações mensais, a partir de agosto, de apoio a entidades que atendem mulheres em vulnerabilidade;
- Participação, de 20/11 a 10/12, nos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
A palestra realizada em 30 de maio foi resultado de uma parceria entre a coordenação do curso de Engenharia Elétrica, a assistência social do câmpus e a Comissão do Dia Laranja.