IFSC assina termo de início das obras do Câmpus Tijucas

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 28 jul 2025 17:07 Data de Atualização: 01 ago 2025 10:00

O reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, assinou nesta segunda-feira (28) o documento que autoriza o começo das obras do novo Câmpus Tijucas. A unidade será construída em um terreno de 80 mil metros quadrados, no centro da cidade, com inauguração estimada para o início de 2027. O investimento previsto é de R$ 25 milhões, vindo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O valor cobre tanto a obra quanto a compra de móveis e equipamentos.

Na primeira fase da obra, serão construídos um bloco administrativo, um bloco pedagógico, um bloco para biblioteca e centro de convivência, além de quatro blocos com 18 salas de aula. Em uma segunda etapa, o câmpus contará com ginásio poliesportivo, quadra de esportes, auditório e um parque linear. Ao todo, a área construída será de aproximadamente 5 mil metros quadrados.

Veja como foi a cerimônia neste vídeo produzido pela Prefeitura Municipal de Tijucas

Impacto na cidade

Durante a cerimônia de assinatura, Gariba destacou que o ato é simbólico, pois os primeiros trabalhos técnicos já estão em andamento, como o levantamento topográfico do terreno. “O IFSC chega para transformar vidas. O Câmpus Tijucas será um polo de desenvolvimento para toda a região, com ensino de qualidade, pesquisa aplicada e inclusão social”, afirmou o reitor.

A pedagoga do IFSC Sandra Lopes Guimarães, representante da comissão de implantação do câmpus, apresentou o projeto arquitetônico da futura sede e enfatizou a importância do envolvimento comunitário. “É emocionante ver esse sonho tomando forma. Ainda sem prédio, já iniciamos com o PartiuIF e temos muito mais por vir. A participação da comunidade tem sido essencial para construirmos um câmpus com identidade e propósito”, afirmou.

O projeto representa um marco para a educação profissional na região, que será beneficiada com uma infraestrutura moderna voltada à formação técnica e tecnológica. “Tijucas e o Vale do Rio Tijucas ganham hoje um presente histórico. É uma alegria enorme representar o município neste momento e ver o compromisso com a educação se transformando em realidade concreta”, declarou o prefeito em exercício, Rudnei de Amorim.

Já a secretária municipal de Educação, Sheila Dias, salientou o impacto da chegada do IFSC na vida das famílias da cidade. “Nem todos ainda têm a dimensão do que é ter um câmpus do IFSC em nossa cidade. Mas essa conquista vai mudar a vida de muitas famílias e também a cara de Tijucas. É um novo tempo para a educação e o desenvolvimento local.”

Responsável pela articulação para a implantação do novos câmpus, o deputado federal Pedro Uczai reforçou o caráter estratégico da expansão da Rede Federal. “Essa conquista é fruto da mobilização da comunidade de Tijucas, que acreditou e lutou por uma instituição pública aqui. O IFSC é uma ferramenta de transformação social e econômica e o novo câmpus representa uma grande vitória para a região”, afirmou.

Atividades e programas já em andamento

Embora a construção do Câmpus Tijucas ainda esteja na fase inicial, o IFSC já está presente no município com a oferta do programa PartiuIF, que atende 40 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Para 2026, está prevista a oferta de curso do programa Mulheres Mil, voltado à formação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além disso, Tijucas será a primeira cidade do Brasil a receber o projeto piloto da Rede de Escolas de Segunda Oportunidade de Portugal, voltado à reintegração de jovens que abandonaram precocemente os estudos.

Previsão de cursos a serem ofertados

O Câmpus Tijucas contará com uma oferta diversificada de cursos, incluindo formação técnica, graduação, pós-graduação e cursos de formação inicial e continuada (FIC), atendendo diferentes públicos e demandas regionais, levantadas durante audiência pública realizada no ano passado. No projeto enviado ao Ministério da Educação, está listada a seguinte oferta de cursos:

Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde
• Cuidador Infantil – FIC (Mulheres Mil)
• Recepcionista em Serviços de Saúde – FIC (Mulheres Mil)
• Primeiros Socorros – FIC
• Técnico em Cuidados de Idosos – Técnico Integrado ao Proeja
• Técnico em Enfermagem – Técnico Subsequente e/ou Proeja
• Técnico em Meio Ambiente – Técnico Integrado ao Ensino Médio

Eixo Tecnológico Informação e Comunicação
• Técnico em Desenvolvimento de Sistemas – Técnico Integrado ao Ensino Médio
• Técnico em Informática – Técnico Subsequente

Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer
• Técnico em Serviços de Restaurante e Bar – Técnico Proeja
• Técnico em Eventos – Técnico Subsequente

Formação de Formadores
• Pedagogia com Aprofundamento em Educação Especial – Graduação
• Especialização em Atendimento Educacional Especializado – Pós-graduação (lato sensu)
• Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Básico – FIC

Blog do IFSC: Quais são os tipos de cursos que o IFSC oferece?

INSTITUCIONAL CÂMPUS TIJUCAS