INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 abr 2025 17:24 Data de Atualização: 29 abr 2025 17:38
Quarenta estudantes do Ensino Fundamental participaram, em 24 de abril, do início das atividades do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o PartiuIF, no município de Tijucas. Esta é a primeira oferta de ensino do Câmpus Tijucas, que está em processo de implementação no município e será o 23º câmpus do IFSC.
De acordo com a pedagoga Sandra Lopes Guimarães, coordenadora pedagógica do PartiuIF em Tijucas e integrante da comissão de implementação do câmpus, a oferta em parceria com a Secretaria Municipal da Educação foi fundamental para o início das atividades. “Isso viabiliza esta oferta com alguns incrementos, como uso de sala de aula da prefeitura; transporte público gratuito exclusivo para a turma; lanche para todos os estudantes, professores e monitores; contratação de auxiliar pedagógico; uniforme escolar para estudantes de municípios do entorno; e kit de material didático para todos os estudantes”, detalha Sandra.
As aulas iniciaram no dia 24 de abril, no período da tarde, no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (Naes), localizado no centro da cidade. À noite foi realizada a primeira reunião com os pais dos estudantes. As atividades do PartiuIF serão realizadas nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h às 17h.
Sandra relata que no primeiro dia de aula foram realizadas atividades de integração com a turma, além de uma apresentação sobre os objetivos e organização do programa. Participaram da aula inaugural a secretária municipal da Educação, Sheila Dias, e a diretora do Naes, Katia Santos, bem como todos os professores e monitores do programa, diretoras de três escolas municipais e a coordenadora pedagógica de Ensino Fundamental da Prefeitura, Geni Regina da Silva.
“Foi emocionante presenciar a participação das mães e pais presentes, e verificar a grande expectativa com o início das atividades do Câmpus Tijucas”, destaca Sandra, que observa que é desafiador iniciar as atividades ainda sem uma estrutura física própria. “Contudo, o brilho nos olhos dos pais e a alegria dos estudantes e dos servidores do município é contagiante!”, ressalta.
Sobre o PartiuIF
O PartiuIF tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, recompondo as habilidades e competências necessárias para ingresso nos processos seletivos do Ensino Médio do IFSC. Trata-se de um programa do governo federal voltado às instituições da Rede Federal de EPT, da qual o IFSC faz parte. A primeira oferta do IFSC abriu 920 vagas em 19 câmpus.
Sobre o Câmpus Tijucas
A criação do novo câmpus do IFSC em Tijucas foi anunciada pelo governo federal em março de 2024 e integra o projeto que visa ampliar a RFEPT para mil câmpus em todo o país, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em Santa Catarina, serão instalados também dois novos câmpus do Instituto Federal Catarinense (IFC) em Campos Novos e Mafra.
O Câmpus Tijucas irá ofertar cursos em três eixos tecnológicos: Saúde; Informação e Comunicação; e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Este será o 23º câmpus do IFSC, que já conta com os câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São Carlos, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.