Inscrições abertas para oficina sobre desinformação científica com participação de professora do IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 30 mai 2025 12:25 Data de Atualização: 06 jun 2025 18:44

A professora Gladis Teresinha Slonski, do Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC, é uma das ministrantes da “Oficina de Leitura Crítica: Como Enfrentar a Desinformação Científica?”, oferecida por meio de projeto de extensão interinstitucional. A oficina é online e gratuita, com emissão de certificado para os participantes. Os encontros ocorrem em todas as terças-feiras de junho (dias 3, 10, 17 e 24), das 19h às 21h.

-> Acesse o formulário de inscrição na oficina

Gladis está fazendo pós-doutorado na área de Educação no Câmpus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. O programa de pós-graduação em que ela estuda fez uma parceria com o projeto de extensão Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação no Ambiente Digital (Cidad), que surgiu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2018, foi implantado também na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em 2021 e hoje conta também com membros da membros da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“A oficina une as áreas de Educação ambiental - no caso, a minha área - com o pessoal da Udesc, que é da área de ciências da informação”, explica Gladis.

A Oficina de Leitura Crítica está em sua sétima edição. O conteúdo dos encontros inclui temas como pós-verdade e estratégias negacionistas, dinâmicas das redes e fluxo da desinformação, e ceticismo, educação científica e letramento midiático.

Mais informações no site da oficina.

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE