Profissionais da alimentação escolar de Florianópolis participam de capacitação no IFSC

EXTENSÃO Data de Publicação: 01 ago 2025 15:45 Data de Atualização: 01 ago 2025 15:56

Nesta semana, cerca de 550 profissionais que atuam na alimentação escolar da rede municipal de educação de Florianópolis participaram de uma capacitação no Câmpus Florianópolis-Continente do IFSC. Foi a primeira vez que a formação foi realizada no instituto - em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da capital e o apoio da Sepat,  empresa que administra a alimentação nas escolas - como parte de um projeto de extensão. A iniciativa teve como objetivos repensar cardápios, incorporar novos ingredientes, buscar a redução do uso de açúcar e estimular a alimentação inclusiva.

O IFSC cedeu a área física do Câmpus Florianópolis-Continente para que a capacitação fosse realizada, como laboratórios de preparo de alimentos, restaurante didático e miniauditório. Além disso, alguns estudantes do curso superior de tecnologia em Gastronomia e do curso técnico em Nutrição e Dietética, sob a orientação das ´professoras Elinete Eliete de Lima e Janaína Peixer contribuíram na análise prévia e sugestões de melhorias para as receitas que foram usadas na capacitação e apoio às cozinheiras(os) e nutricionistas do programa durante as oficinas práticas nos laboratórios. 

As equipes, formadas por três ou quatro cozinheiras(os), cozinhavam duas preparações conforme as receitas recebidas das nutricionistas do programa e tinham que criar uma terceira preparação com um ingrediente surpresa. Entre as receitas ensinadas estão preparações como hambúrguer de ervilha com batata doce, torta de tapioca com frango, kibe de forno com legumes, bolo de ora-pro-nóbis e sucos funcionais.

Veja como foi a formação neste vídeo da Prefeitura de Florianópolis

Segundo a professora Elinete, a formação foi uma grande oportunidade de apresentar o IFSC e os cursos do câmpus para quase 600 cozinheiras e nutricionistas que participaram da capacitação. “Muitas não sabiam da existência dos cursos que ofertamos e outras tantas desconheciam que os cursos são gratuitos”, contou. “As cozinheiras e nutricionistas saíram bem motivadas para colocar em prática receitas novas, contribuindo para um cardápio mais saudável, inclusivo e variado”, complementa a professora.

Elinete ainda destaca dois aspectos importantes que o IFSC contribuiu na capacitação: o reforço da utilização prática das regras higiênico-sanitárias na produção de alimentos e a separação dos resíduos sólidos. “Observamos que muitas cozinheiras dizem já ter conhecimento sobre tais regras, mas, no momento das oficinas, identificamos algumas falhas e pudemos orientá-las”, relata a professora. A separação dos resíduos sólidos ainda não é uma realidade nas escolas. “Penso termos plantando uma ‘semente’”, celebra.

Experiência prática

João Ricardo Moreira, da 6ª fase do curso superior de tecnologia em Gastronomia, foi um dos estudantes que integrou a equipe de apoio do IFSC na formação dos profissionais de alimentação escolar deste semana. Ele auxiliou as nutricionistas responsáveis pelas atividades, instruiu sobre os bons hábitos de manipulação de alimentos e contribuiu para a criatividade dos pratos com o conhecimento que tem adquirido meu curso. “Tive um contato genuíno com a vivência das cozinheiras, suas histórias, dificuldades e alegrias, assim como o ritmo de trabalho delas. Foi lindo de ver e uma satisfação muito grande saber que contribuí para a capacitação de pessoas tão importantes para o ensino de Florianópolis”, destaca.

Parceria anterior

O Câmpus Florianópolis-Continente já realizou outros projetos em parceria com o Programa de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Educação de Florianópolis. Em 2019, professores e estudantes do IFSC publicaram um livro de receitas chamado “Aventuras na cozinha da escola” como resultado de outro projeto de extensão.

Acesse a versão on-line do livro de receitas

Cursos do IFSC na área de alimentação

Alguns pontos presentes na capacitação - como pensar na redução do uso de açúcar, numa alimentação mais inclusiva e no princípio da economicidade no uso dos ingredientes - são questões bastante trabalhadas em cursos oferecidos pelo câmpus relacionados aos alimentos - como os técnicos em Nutrição e  Dietética, em Gastronomia, em Confeitaria e Panificação; o superior de tecnologia em  Gastronomia; e o Proeja Cozinha e o Proeja Panificação

Estude no IFSC

Em setembro, serão abertas as inscrições para o curso técnico em Nutrição e  Dietética, coordenado pela professora Elinete, e demais cursos técnicos do IFSC. Interessados podem deixar seus e-mails no Cadastro de Interesse do IFSC para receber uma mensagem quando as vagas estiverem abertas.

Conheça todos os cursos do Câmpus Florianópolis-Continente

EXTENSÃO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS-CONTINENTE