INSTITUCIONAL Data de Publicação: 09 out 2024 14:24 Data de Atualização: 09 out 2024 14:38
A Diretoria de Comunicação (Dircom) disponibilizou esta semana o novo Manual de Redação do IFSC, documento que contém recomendações para a redação de textos informativos que também podem ser adotadas nos demais textos institucionais.
Constam no manual, por exemplo, orientações para a redação de siglas e acrônimos, sugestões para a utilização de linguagem inclusiva e justificativa técnica para a adoção da palavra “câmpus” na forma vernácula (em língua portuguesa). O material também recomenda o uso das técnicas de linguagem simples nos textos institucionais, com foco na construção de conteúdos que possam ser compreendidos pelo maior número de pessoas.
Acesse o Manual de Redação do IFSC
Outros manuais
O Manual de Redação compõe o conjunto de documentos orientadores previstos na Política de Comunicação do IFSC. Também já estão disponíveis os manuais da Marca IFSC, de Gestão de Crises, de Relacionamento com os Meios de Comunicação, para Transmissões ao Vivo, de Editoração e de Elaboração de Planos de Comunicação.
A chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo do IFSC, Nadia Garlet, que coordenou a elaboração da segunda edição da Política de Comunicação e também coordena o Comitê de Gestão e Atualização da Política de Comunicação, destaca que os documentos não se restringem apenas a quem atua na Comunicação do IFSC. “Os manuais são orientações práticas das diretrizes previstas na Política que devem ser de conhecimento de todos os servidores da instituição e consultadas sempre que necessário”, recomenda.