Nova turma de intercambistas embarca para Portugal

INTERNACIONAL Data de Publicação: 13 mar 2025 09:05 Data de Atualização: 14 mar 2025 10:46

No último final de semana, a nova turma de intercambistas do Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) embarcou para a Europa. Nesta edição, seis estudantes de cursos técnicos e de graduação de cinco câmpus foram selecionados. Durante três meses, eles participarão de projetos de pesquisa em instituições portuguesas. 

A estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar Ana Beatriz Faustino Souza já está Portugal. Ela irá atuar no projeto Reconhecedor Automático de Movimentos Físicos no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Ana nunca viajou para o exterior antes e está empolgada com o que está por vir. “Estou bem ansiosa e extremamente entusiasmada com a oportunidade e pretendo aproveitar ao máximo esse intercâmbio cultural e ampliar meu conhecimento e visão de mundo”, afirmou. 

Quem também embarcou no domingo (09) foi o aluno Victor Evandro de Lima Guerra, do curso de Engenharia de Telecomunicações do Câmpus São José. Victor está na quarta fase do curso e vai trabalhar num projeto também no Instituto Politécnico de Beja. Ele vai desenvolver um módulo de um software que mede a distância entre segmentos corporais, como entre duas mãos ou entre uma mão e um pé. Esse programa estará integrado a um sistema de avaliação física de pessoas idosas.

Aos 19 anos, Victor terá sua primeira experiência como intercambista. “Eu vejo essa oportunidade como uma experiência incrível para crescer e amadurecer academicamente e profissionalmente, além de conhecer pessoas novas e ter contato com uma nova cultura”, avalia. 

Outra aluna do curso técnico integrado que está participando do Propicie é Ariane Simões Silva, do curso de Comunicação Visual do Câmpus Palhoça Bilíngue. Aos 18 anos, esta também é sua primeira viagem internacional. “A minha expectativa é de que eu conheça muitas pessoas e lugares novos e de que o meu projeto faça a diferença pra alguém e que, com ele, eu consiga aprender mais sobre a área que estudo no Brasil”, conta.

Ela é a única das intercambistas desta edição que não estudará em Beja, mas sim no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), onde atuará no projeto de pesquisa "Valorização do interior - o papel do Fumeiro".

Maria Luiza Pereira, aluna do curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus Urupema chegou em Portugal na segunda-feira (10), onde permanecerá até junho. Ela participará do projeto “Desenvolvimento de novos produtos com resíduo alimentar" no IPBeja e está com altas expectativas para o intercâmbio. “Já conheci um pouco da cidade e me agradei bastante com o que vi, tenho certeza que será uma experiência única e incrível para mim!”, contou.

Os outros estudantes selecionados para esta edição do Propicie foram Guilherme Lorenzo Martins Carvalho (curso técnico integrado em Eletrônica/ Câmpus Florianópolis) e Lucas Roberto Lausus (curso de graduação em Design/ Câmpus Florianópolis).

Sobre o Propicie

O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, criado em 2010, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira.

Saiba mais sobre o Propicie e outros programas de intercâmbio do IFSC

INTERNACIONAL