SEPEI Data de Publicação: 05 set 2025 01:21 Data de Atualização: 05 set 2025 01:38
Uma análise sobre como a educação ambiental aparece nos projetos pedagógicos de curso (PPCs) de Pedagogia resultou em um dos trabalhos premiados no Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei). A iniciativa foi realizada no Câmpus São José e é resultado do trabalho de conclusão de curso de Samila Alves de Oliveira no curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Formação de Professores, orientado pela professora Paula Alves de Aguiar.
O trabalho “A educação ambiental nos cursos de Pedagogia: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos em instituições públicas da Grande Florianópolis” avaliou os PPCs de cursos do próprio IFSC, da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa, de caráter qualitativa, possibilita, segundo a professora Paula, uma reflexão sobre como a educação ambiental, que é um tema transversal, aparece nos currículos dos cursos de pedagogia das instituições de ensino públicas da região.
“Essa reflexão contribui com a formação de professores, pois possibilita compreender o enfoque que cada curso dá à educação ambiental, oportunizando repensar o currículo como um instrumento de transformação educacional e social, onde a educação ambiental passa a ser não mais um conteúdo isolado, mas um eixo integrador da formação docente”, afirma a professora.
Ela acrescenta que a forma como a educação ambiental é trabalhada nos cursos de pedagogia influencia na maneira como os futuros professores compreenderão esse tema e consequentemente em como atuarão na busca por uma sociedade mais sustentável.
Autora do TCC, Samila de Oliveira acredita que o trabalho pode contribuir para um novo olhar sobre a questão ambiental na formação docente. “Isso é bastante relevante, pois possibilita que a comunidade receba profissionais mais preparados e sensíveis às questões ambientais”.
Sobre a premiação
O Sepei, maior evento acadêmico do IFSC, foi realizado de 26 a 28 de agosto, no Câmpus Palhoça Bilíngue. O seminário teve aproximadamente 1,6 mil participantes. Foi a 11ª edição do evento e a que teve o maior número de trabalhos (418 foram aprovados).
As apresentações dos trabalhos foram avaliadas por bancas compostas por servidores do IFSC. Os cinco melhores avaliados em cada uma das quatro divisões temáticas foram premiados. Houve premiação separada para trabalhos apresentados presencialmente e para aqueles apresentados de modo online, totalizando 40 premiados.
“Considero que ela [a premiação no Sepei] foi muito significativa, pois esse trabalho é fruto da minha pesquisa de especialização, representando uma continuidade do meu processo formativo e dialogando diretamente com minha formação atual. O reconhecimento mostra que o trabalho tem relevância acadêmica e prática, e isso reforça o sentido de valorização da pesquisa. Para mim, é motivo de gratidão perceber que os conceitos que aprendi na pós-graduação estão sendo aplicados e reconhecidos, ampliando meu olhar para a formação em andamento e fortalecendo minha trajetória acadêmica e profissional”, afirma Samila de Oliveira.