Projeto prevê a produção e entrega de óculos de realidade virtual para escolas de São José

SEPEI Data de Publicação: 05 set 2025 00:46 Data de Atualização: 05 set 2025 00:53

A produção de óculos de realidade virtual para escolas da rede municipal de São José é tema de um dos trabalhos premiados no 11º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei). A iniciativa, oriunda de um projeto de extensão do Câmpus São José, recebeu prêmio na divisão temática “Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro”.

O título do projeto de extensão é o mesmo do trabalho enviado ao Sepei:  “Educação e tecnologia: produção de óculos de realidade virtual (VR) com a tecnologia Google Cardboard para as escolas municipais de São José/SC”. O projeto tem como objetivo aproximar a educação e a inovação tecnológica, contribuindo para a formação integral e de qualidade dos estudantes de educação básica de São José, por meio da produção de óculos de realidade virtual e sua distribuição gratuita para as escolas públicas do entorno do câmpus do IFSC na cidade. 

Além disso, a iniciativa inclui elaboração de conteúdos didáticos, como vídeos, tutoriais e animações, que orientam professores e estudantes quanto ao manuseio e à aplicação pedagógica da realidade virtual em sala de aula. Esta é a parte mais avançada do projeto até o momento. Já a produção dos óculos depende da liberação do uso de uma máquina de corte a laser do câmpus, que, no momento, não pode ser usada, até que se encontre um espaço adequado a ela. 

“Com o projeto paralisado no corte dos óculos, ter o reconhecimento de destaque pela equipe de avaliação do 11º Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC é um argumento de defesa da importância de solução do impasse para a finalização do projeto”, destaca a coordenadora do projeto, professora Sandra Albuquerque Reis Fachinello. Além dela, fazem parte da equipe o também professor Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim e os estudantes Gabriel Boaventura, Iuri Dantas da Silva e Luís Vítor Costa de Siqueira.

Sobre a premiação

O Sepei, maior evento acadêmico do IFSC, foi realizado de 26 a 28 de agosto, no Câmpus Palhoça Bilíngue. O seminário teve aproximadamente 1,6 mil participantes. Foi a 11ª edição do evento e a que teve o maior número de trabalhos (418 foram aprovados). 

As apresentações dos trabalhos foram avaliadas por bancas compostas por servidores do IFSC. Os cinco melhores avaliados em cada uma das quatro divisões temáticas foram premiados. Houve premiação separada para trabalhos apresentados presencialmente e para aqueles apresentados de modo online, totalizando 40 premiados.

SEPEI CÂMPUS SÃO JOSÉ