Projeto do Câmpus Canoinhas fortalece integração com famílias de estudantes dos cursos técnicos

ENSINO Data de Publicação: 25 jun 2025 17:20 Data de Atualização: 26 jun 2025 17:08

Com o objetivo de fortalecer vínculos com as famílias dos estudantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Edificações e Informática, o Câmpus Canoinhas deu início ao projeto “Entre Laços: ciclo de encontros com famílias e responsáveis legais dos estudantes do IFSC Câmpus Canoinhas”. A previsão é de três encontros durante o ano, com temas específicos de acordo com o ano escolar, consolidando o IFSC como espaço de formação cidadã e construção de vínculos significativos. 

O projeto é realizado pela Coordenadoria Pedagógica e Coordenadoria de Assuntos Estudantis do Câmpus Canoinhas, como uma estratégia potente para promover uma educação mais humana, participativa e alinhada aos princípios da formação integral. 

A equipe é composta pelas pedagogas Virginea Aparecida de Lorena e Safira Micaelle Andrade do Prado, assistente de alunos Cleber Roberto Stange, técnica em assuntos educacionais Juliete Alves dos Santos Linkowski, psicólogo Rafael Maurício Castanho e assistente social Juliana Cristina Furda de Lima.

Para incentivar o protagonismo discente, o projeto também conta com um Núcleo de Apoio formado por um grupo de estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados. Eles vão auxiliar na organização, acolhimento e suporte durante os encontros, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos e a efetividade das ações.

Encontros

Conforme a coordenação do projeto, a metodologia do “Entre Laços” é participativa e dialógica, priorizando o diálogo aberto, a escuta ativa e a troca de experiências entre os familiares e a equipe escolar. Cada encontro é planejado com atividades que promovam reflexão, compartilhamento e a construção conjunta de estratégias de apoio à trajetória escolar e de vida dos jovens.

O primeiro encontro aconteceu no dia 17 de junho, com o tema “Sou estudante IFSC, e agora?”, destinado aos familiares dos ingressantes do primeiro ano, com foco na adaptação e acolhimento. Também foram convidados familiares de alunos dos cursos técnicos concomitantes em Edificações e Manutenção e Suporte em Informática e do programa Partiu IF, totalizando cerca de 120 participantes.

O tema central do primeiro encontro foi apresentado por representantes de diferentes segmentos da comunidade acadêmica: assistente social do Câmpus Caçador, Patrícia Maccarini Moraes; mãe do estudante Arthur, do curso técnico integrado em Edificações, Cheila Maria da Silva Pinto Pereira; estudante egressa Erica Vanessa Hanemann; e estudante Vitor Prust Lourenço, do terceiro ano do curso técnico integrado em Alimentos.

O segundo encontro será no dia 11 de setembro, para familiares de alunos do segundo ano. O tema “A favor da vida” vai abordar questões como saúde mental, relações interpessoais e protagonismo juvenil. O terceiro encontro, para familiares do terceiro ano, está previsto para 21 de outubro. O tema “Escolhas e caminhos” quer incentivar reflexões sobre o futuro, projetos de vida e inserção no mercado de trabalho ou no ensino superior.

O projeto do Câmpus Canoinhas foi inspirado em uma experiência do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro com o projeto "Dialogando com as famílias". 

ENSINO EXTENSÃO INSTITUCIONAL CÂMPUS CANOINHAS