SNCT integra escola e comunidade em Jaraguá do Sul

EVENTOS Data de Publicação: 23 out 2024 14:12 Data de Atualização: 24 out 2024 12:04

Terminou na sexta-feira (18) a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Assim como no ano passado, o evento em Jaraguá do Sul foi realizado em conjunto pelas unidades do IFSC do Centro e do bairro Rau. A programação foi aberta ao público e contou a participação, segundo os organizadores, de aproximadamente mil pessoas.

Neste ano, a Semana teve como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Pensando nisso, a comissão organizadora do evento inseriu na programação pelo menos uma atividade específica para debater problemas e soluções voltadas a cada um dos seis biomas existentes no país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Além disso, em paralelo à SNCT de Jaraguá do Sul ocorreu o evento “Curricularização da Extensão: desafios e avanços”, que debateu o cenário nacional e as estratégias utilizadas em diversas instituições para efetivar a prática extensionista. Com programação entre os dias 14 e 18 de outubro, o evento de curricularização e a Semana Nacional compartilharam algumas atividades e proporcionaram, no IFSC, uma semana repleta de reflexões e aprendizados.

Segundo o coordenador-geral dos eventos, Anderson Bertoldi, os cinco dias de programação geraram grandes aprendizados e ideias motivadoras para o trabalho integrado entre extensão e preservação do meio ambiente. “Foram atividades inspiradoras que nos ajudaram a pensar em novas estratégias para a extensão, integrando meio ambiente e tecnologias sociais”, afirma.

Para Anderson, os debates e as atividades realizadas tiveram sucesso em associar as discussões da extensão com a temática da Semana Nacional. “Ficou provado que a crise climática não é mais uma possibilidade futura. Ela já está instalada. E isso nos obriga a pensar como a extensão pode ajudar a sociedade a repensar os impactos humanos no planeta”, destaca.

É chegada a hora, de acordo com o coordenador-geral, de repensarmos os impactos da humanidade na natureza e a necessidade de lutarmos por um futuro sustentável que proteja os biomas. Além disso, o contexto das queimadas recentes em território nacional demonstra a importância da preservação ambiental. “Em um ano que as queimadas maltrataram a Amazônia e o Pantanal e cobriram os céus das regiões Sul e Sudeste com nuvens de fumaça, dificultando a respiração, principalmente, dos moradores de grandes cidades, fica evidente que necessitamos, urgentemente, conhecer melhor e preservar os biomas do Brasil”, reflete.

Curricularização da Extensão

Integrado à programação deste ano da SNCT, o evento “Curricularização da Extensão” proporcionou discussões sobre questões locais, nacionais e históricas. Um dos destaques foi a palestra de abertura do evento, ministrada por Sandra de Fátima Batista de Deus, ex-pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que apontou como a extensão pode ser integrada de maneira efetiva à educação superior brasileira. “Estamos diante de uma das principais reformas na educação superior no Brasil. Reforma silenciosa, pois está se dando por meio da reformulação de cada curso de graduação e alcançando grandes resultados”, lembra.

Semana Cultural do IFSC Rau

Além da SNCT e do evento voltado à curricularização da extensão, Jaraguá do Sul contou também entre os dias 14 e 18 deste mês com a realização da 3ª Semana Cultural do IFSC Rau. O evento faz parte do calendário oficial do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau e trouxe, neste ano, o 10º Sarau Cultural, círculos de leitura, contação de história e duas novidades: o projeto “Biblioteca Viva” e uma parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do câmpus.

Clique aqui e saiba como foi a 3ª Semana Cultural do IFSC Rau.

Confira, ainda, as fotos da SNCT e da Curricularização da Extensão neste álbum do Facebook do IFSC Jaraguá do Sul.

EVENTOS SNCT CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-CENTRO