Unidade Embrapii IFSC credencia servidores para atuação em projetos de PD&I

OPORTUNIDADES Data de Publicação: 23 abr 2025 17:12 Data de Atualização: 28 abr 2025 10:41

O Polo de Inovação do IFSC lançou o Edital 04/2025/Polo de Inovação para o processo de credenciamento de servidores federais para atuação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação vinculados à Unidade Embrapii IFSC. Para se candidatar, é preciso ser servidor público federal em exercício no IFSC, ocupando cargo docente ou técnico-administrativo.

As inscrições estão abertas em fluxo contínuo e devem ser feitas por meio de formulário on-line, disponível no Edital 04/2025/Polo de Inovação. Servidores já credenciados em editais anteriores precisam realizar o recredenciamento.

A chamada tem como objetivo geral credenciar servidores federais para eventual atuação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) vinculados à Unidade Embrapii IFSC, com vistas a composição de equipes qualificadas para execução desses projetos.

Áreas de atuação da Unidade Embrapii IFSC

A Unidade Embrapii IFSC atua na área de competência de Sistemas Inteligentes de Energia, nas seguintes sub-linhas:

  • Desenvolvimento de sistemas informatizados para gerenciamento energético

Compreende o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão da utilização e/ou comercialização de energia; desenvolvimento de sistemas de hardware e software para gestão de energia pelo lado da demanda; desenvolvimento de algoritmos de otimização baseados na modelagem matemática aplicada; sistemas de informação para bilhetagem e tarifação diferenciada de energia; desenvolvimento de ferramentas computacionais para o mercado de energia.

  • Eficiência energética e Redes elétricas inteligentes

Desenvolvimento de dispositivos para processamento de energia; desenvolvimento de sistemas para supervisão e controle para o setor elétrico; desenvolvimento de sistemas para melhoria da eficiência energética; desenvolvimento de produtos eletrônicos e/ou de comunicação para redes elétricas inteligentes; desenvolvimento de aplicações de internet das coisas industriais e computação em nuvem aplicadas ao setor elétrico.

  • Fontes Renováveis de Energia

Desenvolvimento de produtos e tecnologias para geração e gestão de energia através de fontes renováveis (eólica, solar fotovoltaica, geotérmica, gás natural, ondomotriz entre outras). Desenvolvimento de sistemas para gerenciamento de armazenamento e/ou fornecimento de energia como bancos de baterias, bancos de capacitores, armazenamento de energia por ar comprimido etc. Análise do impacto da geração distribuída no setor elétrico.

  • Mobilidade

Desenvolvimento de soluções e tecnologias para a área de mobilidade, envolvendo veículos elétricos ou híbridos, sistemas e estações de carregamento (eletropostos), sistemas de gerenciamento de carga de baterias, inversores de frequência, redes de carregamento, baterias e BMS (battery management systems), estacionamentos inteligentes, controle de tráfego, motores elétricos, eletrônica embarcada, veículos autônomos e/ou rádio controlados, software de monitoramento, controle e tarifação, cidades inteligentes (smart cities).

Mais informações sobre o processo e atuação dos credenciados estão disponíveis no Edital 04/2025/Polo de Inovação.

OPORTUNIDADES PESQUISA