EVENTOS Data de Publicação: 09 ago 2024 12:23 Data de Atualização: 09 ago 2024 12:42
O Câmpus Canoinhas tem presença garantida na segunda fase da Olimpíada Itabirana de Matemática (OIM). Na prova de 23 de junho, a aluna Diana Naiele dos Santos Pacheco, do curso técnico integrado em Alimentos, garantiu classificação tanto na OIM tradicional quanto na etapa especial “Elas em Destaque”. As provas acontecem na próxima semana, nos dias 13, para a OIM tradicional, e 14 de agosto, para a etapa especial.
“Fico muito feliz com a classificação, pois as olimpíadas podem oferecer diversas oportunidades de educação para os alunos. Também achei importante o destaque feminino, por ser uma prova à parte e poder trazer mais reconhecimento para as mulheres, que muitas vezes são desvalorizadas na área da matemática”, conta a estudante.
Diana tem 16 anos e já participou de outras olimpíadas, como a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em que, inclusive, já recebeu medalha de bronze. Para ela, a matemática é uma diversão. “É sempre um novo desafio ter que usar a criatividade e o raciocínio lógico nas questões. Nem sempre há um único caminho para chegar nas respostas; acho que isso desperta muito meu interesse.”
A OIM é uma competição voltada para alunos das escolas públicas e privadas brasileiras. É realizada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pelo Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), com o apoio da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Stone Pagamentos e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Criada em 2018, a OIM seleciona estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A olimpíada também tem como objetivos reconhecer novos talentos matemáticos; encontrar alunos talentosos na resolução de cálculos, que tenham raciocínio ágil e preciso; e contribuir para a melhoria do ensino da matemática em todos os níveis de ensino.