EXTENSÃO Data de Publicação: 13 jun 2024 14:41 Data de Atualização: 21 jun 2024 13:48
No próximo sábado (15), os alunos do curso de Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia realizarão o 1º Workshop sobre Vitivinicultura Orgânica da Serra Catarinense do IFSC Câmpus Urupema. A atividade será realizada de forma virtual e gratuita por meio deste link. Haverá certificação dos participantes.
Os interessados devem acessar a plataforma no horário da atividade. O público-alvo do evento é livre, sendo para qualquer pessoa da área da viticultura e enologia (profissionais, estudantes, produtores) e demais interessados. "Nosso intuito é poder facilitar a troca de informações e experiências entre os discentes do curso e os profissionais (palestrantes), juntamente com a comunidade técnica externa", esclarece a professora Janice Regina Gmach Bortoli, uma das organizadoras da atividade em conjunto com o professor Rogério Oliveira Anese.
O workshop é uma atividade de extensão da unidade curricular Cultivo Protegido e Produção Orgânica. A ideia dos organizadores é fomentar o protagonismo discente, uma vez que os alunos já são profissionais. Na programação, pesquisadores e empreendedores da área vitivinícola comandarão quatro palestras sobre o tema. Confira a programação completa:
10h15 - Mercado de Vinhos Naturais e de Mínima Intervenção no Brasil Palestrante: James Martini Carl (Vinícola Negroponte)
13h30 - Manejo de Pragas e Doenças na Viticultura Orgânica com Base nas Variedades Tradicionais Palestrantes: Prof. Luís Carlos Diel Rupp e Prof. Marcus André Kurtz Almança (IFRS)
14h30 - Potencial Produtivo e Enológico das Variedades PIWI em Sistemas Orgânicos de Produção no Sul do Brasil Palestrantes: André Kullkamp e Vinícius Caliari (Epagri)
15h30 - Experiência da Produtora com o Uso de Variedades Resistentes a Doenças e Controle Biológico/Orgânico Palestrante: Daniela Zottis (Casa Zottis).
Sobre o Programa
O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia tem como objetivo oferecer um curso no qual os profissionais que atuam no setor vitivinícola possam aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas e que resultem em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia, inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional.
O PPGVE é um programa em rede ou em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. Nesse primeiro momento a oferta se dará no IFRS, campus Bento Gonçalves, e no IFSC, campus Urupema. Cada Instituição Sede ou Associada é responsável pela disciplina acadêmica do discente e pela emissão do diploma de Mestre. Futuramente o PPGVE poderá contar com novas instituições associadas.
Ao finalizar o curso, o egresso terá potencializado as suas habilidades e competências para resolução de problemas no setor vitivinícola.