Inscrições abertas para exposição fotográfica "Passarinhando em Urupema"

EVENTOS Data de Publicação: 27 set 2024 17:57 Data de Atualização: 27 set 2024 18:02

Estão abertas até 6 de outubro as inscrições para participação na exposição fotográfica Passarinhando em Urupema. A atividade oriunda dos projetos de extensão III Semana Cultural e Literária do IFSC Câmpus Urupema e do Passarinhando - promovendo a observação de aves no município de Urupema. O resultado será divulgado no dia 11 de outubro e a exposição será realizada em data ainda a ser definida.

A atividade visa incentivar a prática artística e fotográfica, estimular o conhecimento da biodiversidade local e a educação ambiental pela observação de aves, desenvolver a atividade de observação de aves no município de Urupema entre outros objetivos disposto no regulamento. Poderão participar servidores, terceirizados e comunidade em geral, incluindo observadores de aves experientes e amadores. A inscrição é gratuita.

Como funciona?

Para participar o candidato deve, no ato do preenchimento do formulário, fazer upload de até 8 fotografias, de acordo com o formato permitido pela organização (jpeg), no tamanho máximo de até 100 MB cada. As fotografias devem ser de autoria do inscrito, não podendo ser cópia ou da autoria de outrem, com resolução mínima de 1200 pixels por polegada. As imagens não devem ter qualquer tipo de marca d’água, logo ou marcas que identifiquem a autoria. Todas as informações adicionais constam no regulamento.

As fotografias deverão apresentar imagem da avifauna (conjunto de aves de um local) nativa de Urupema, podendo o registro destacar parte do corpo da ave, a silhueta da ave, o corpo da ave por inteiro ou em bando, desde que seja possível verificar o ambiente no qual estão as aves em questão. O registro deve ter sido feito em Urupema, contendo o nome popular da espécie (ou espécies) na imagem, podendo também ser informado o nome científico. Não serão aceitas fotos de aves mantidas em cativeiro, com sinais de maus tratos, capturadas ou com sinais de que o animal esteja sendo perseguido, deslocado de seu ambiente natural, que tenha sido posicionado para aparecer na imagem ou que esteja sendo submetido a qualquer forma de estresse ou sem observar a conduta orientada pelo Código de Ética dos Observadores de Aves.

Acesse o regulamento completo neste link. 

A curadoria selecionará as fotos conforme os seguintes critérios: a) Relevância da imagem ao tema: importância e potencial da imagem para aproximar o público da temática da exposição; b) Criatividade e originalidade: habilidade criativa e capacidade de expressão independente como diferenciais, desde que alinhados com a temática da exposição; c) Composição fotográfica: equilíbrio, composição, enquadramento e requisitos técnicos (definição, contraste, brilho, saturação, iluminação, entre outros) utilizados no processo de captação da imagem; d) Poética artística: Capacidade da imagem sensibilizar o espectador no âmbito da temática da exposição.
 

EVENTOS DIDASCÁLICO CÂMPUS URUPEMA