INOVAÇÃO Data de Publicação: 18 jun 2025 14:18 Data de Atualização: 26 jun 2025 17:11
Dois estudantes do curso superior de tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, Gabriel Matos Mendes da Silva (3ª fase) e Jully Zacharias Silveira (1ª fase), receberam menção honrosa como equipe destaque no evento Techstars Startup Weekend Tubarão 2025, realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho, no Sigma Park – Centro de Inovação de Tubarão.
A Startup Weekend é uma competição de três dias (54 horas) que reúne profissionais de diversas áreas — como desenvolvimento, design, negócios e entusiastas de startups — para criar empresas inovadoras, onde os participantes têm a oportunidade de transformar suas ideias em protótipos, aprender novas habilidades e conhecer outros empreendedores.
Os estudantes do IFSC e mais três participantes de outras instituições criaram uma startup destinada a pessoas surdas, a EchoVIEW, com a missão de oferecer saúde para todos por meio da sinalização - uma plataforma para a área da saúde com intérprete humanos especializados na área e dicionário de sinais médicos. O grupo quer dar continuidade ao projeto desenvolvido no evento.
Gabriel conta que o projeto propiciou que conhecesse novas pessoas, como a presidente da Associação dos Surdos de Criciúma. “Para mim foi uma honra, já que nosso projeto era voltado para a comunidade surda e eu sou apaixonado por Libras”. Segundo ele, “nosso grupo teve dificuldades, mas nos unimos de tal forma que eu não queria que essa união acabasse”.
Jully também destacou a oportunidade de conhecer pessoas novas e de diferentes áreas para solucionar problemas reais. “Foi muito enriquecedor trabalhar em equipe para encontrar soluções criativas e inovadoras. As palestras e o apoio dos mentores contribuíram bastante para meu aprendizado. Mais do que isso, foi uma experiência que me tirou da zona de conforto, me desafiou a pensar de forma diferente e a desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em grupo e tomada de decisão. Saí do evento com uma nova visão sobre empreendedorismo e com muita vontade de continuar participando desse tipo de iniciativa”, relata.
O coordenador do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Willian Bolzan, explica que vários alunos do IFSC participaram do evento, porém, só a Jully e o Gabriel receberam menção honrosa. “O curso incentiva fortemente a participação em atividades como o Startup Weekend. Esse tipo de evento se encaixa como um exemplo de Atividades Complementares que integram os Projetos Pedagógicos de Curso e são e obrigatórios e essenciais para a integralização da carga horária necessária à conclusão da graduação. Elas devem ser desenvolvidas ao longo do curso e priorizam experiências que favoreçam o crescimento acadêmico, social, cultural e profissional dos alunos”, destaca o professor.
Histórias diferentes, a mesma instituição
O estudante Gabriel Matos Mendes da Silva está no terceiro semestre do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele é natural do Rio de Janeiro e viveu até os 16 anos em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Veio para Tubarão com a família em 2023 e descobriu o IFSC por acaso, ao pesquisar as listas das universidades participantes do Sisu. Sobre a escolha do curso, ele conta: “Gosto muito de pensar, de gastar tempo estudando um problema até conseguir encontrar uma solução eficiente. Tive algumas experiências com a área da eletrônica em 2019 e desde então sabia que independentemente do curso escolhido por mim, eu deveria ter algo para solucionar”.
A estudante Jully Zacharias Silveira conheceu o IFSC em 2024, ao participar do curso de introdução à programação “Programando o Futuro”, quando descobriu seu interesse pela área de tecnologia. “Os professores falaram muito bem sobre o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), e isso despertou ainda mais minha curiosidade”. Durante o curso, ela se sentiu acolhida pelo Câmpus Tubarão, e resolveu fazer o Vestibular: “fui aprovada e, até hoje, acho que foi uma das melhores escolhas que fiz. Não me arrependo e realmente gosto muito do IFSC”.