IFSC Rau tem nova direção-geral

GESTÃO Data de Publicação: 21 ago 2025 19:50 Data de Atualização: 21 ago 2025 19:53

Desde o dia 11 de agosto, os servidores e estudantes que procuram a direção-geral do Câmpus Jaraguá do Sul-Rau já encontram em atividade a equipe eleita nas urnas no mês de maio. O professor Gerson Ulbricht e os demais integrantes da chapa vitoriosa nas eleições assumiram suas funções e, desde então, têm trabalhado para implementar o modelo de gestão e as propostas escolhidas pela comunidade acadêmica.

Além do professor Gerson, que está à frente do câmpus como novo diretor-geral, também assumiram a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Laline Broetto; a chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Jussete Rosane Wittkowski; e a assessora da direção-geral, Cláudia Colaço. A equipe gestora do IFSC Rau manterá o atual chefe do Departamento de Administração, Julio César Leiva Filho.

Uma posse simbólica para os novos diretores-gerais do IFSC está prevista para ocorrer no dia 28 deste mês, no Câmpus Palhoça-Bilíngue, durante a realização do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei). O reitor eleito e sua equipe de pró-reitores também serão empossados na cerimônia.

Segundo o novo diretor-geral do IFSC Rau, os primeiros dias como gestor do câmpus foram de bastante trabalho e adaptação à nova rotina. “Estamos nos organizando com os setores, promovendo algumas movimentações internas de servidores e atuando para organizar a Gincana IFSC Rau, os jogos internos e ainda reativar a atlética do Rau, que está inativa”, conta Gerson.

Mesmo com pouco tempo na direção, a nova equipe já identifica ações positivas realizadas localmente. “Conseguimos fazer a primeira Semana do Calouro do Rau, que foi um sucesso e com vários eventos no câmpus. Estamos muito otimistas em relação ao futuro do câmpus”, afirma.

O professor Gerson também divulgou um vídeo com uma mensagem de recepção à comunidade acadêmica neste início de semestre. Confira no instagram.

Confira aqui o plano de gestão divulgado pela chapa durante o período eleitoral.

Transição e gestão encerrada

O processo de transição entre a gestão anterior e a equipe eleita começou no Câmpus Jaraguá do Sul-Rau em 22 de maio, com uma reunião conjunta entre as equipes de gestão. O processo seguiu até a exoneração do professor Delcio Demarchi do cargo de diretor-geral, tendo uma média aproximada de oito horas semanais de reuniões para transição das atividades. “Transcorreu tudo dentro da normalidade”, destaca Gerson.

Para o ex-diretor-geral, os cinco anos à frente do IFSC Rau foram um período intenso e de grande aprendizado. “Iniciamos em 2020, no meio da pandemia, mas com certeza conseguimos avançar enquanto câmpus. Todos os nossos cursos regulares passaram por algum tipo de revisão, atualizando os seus projetos pedagógicos. Também tivemos a completa implantação da Engenharia Elétrica, com a formatura das primeiras turmas e a conquista do reconhecimento do curso e do conceito 5 [nota máxima] do MEC. Passamos pela renovação do reconhecimento da Fabricação Mecânica, que também obteve conceito 5. E iniciamos a implantação da Engenharia Mecânica, que, daqui a alguns semestres, terá a primeira turma formada”, aponta.

Na área de infraestrutura, Delcio e sua equipe concluíram e entregaram à comunidade as obras do Bloco C, além de atuarem na manutenção e ampliação de laboratórios e salas de aula para manter o câmpus em boas condições. “E para conseguir avançar dessa maneira e conduzir as atividades, a gente não trabalha sozinho. Então, agradeço aqui, de forma muito especial, a toda a equipe da gestão que esteve atuando comigo. Somente com trabalho em equipe é que as coisas podem avançar. E, claro, agradeço aos demais colegas servidores, porque o câmpus acaba sendo uma grande família para trabalhar e desenvolver nossas atividades”, comenta.

Ao passar o cargo para o professor Gerson e sua equipe, Delcio desejou serenidade e tranquilidade para que possam conduzir discussões de maneira aberta e transparente e continuar a fazer do câmpus uma referência dentro do IFSC e da Rede Federal. “Espero que possam tomar decisões que reflitam os anseios da nossa comunidade”, conclui.

GESTÃO INSTITUCIONAL CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL-RAU