Câmpus Urupema realiza obras de acessibilidade e outras melhorias

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 25 jun 2024 13:48 Data de Atualização: 12 jul 2024 11:57

"Ah, cê reparou que eu me arrumei? Ah, tô bonitinho", a canção da banda Jovem Dionísio se aplica ao Câmpus Urupema neste mês de junho. É por que está em curso a obra de revitalização, pintura e novos espaços da instituição. As melhorias são fruto de recursos de emenda parlamentar da bancada catarinense na Câmara Federal.

Foram cerca de R$600 mil investidos em obras de sua maioria de adequação da acessibilidade no acesso ao câmpus. Bem como: 

- Construção de nova portaria;

- Rebaixamento da rampa de acesso de veículos;

- Reforma e pintura da antiga portaria, que será destinada para novo uso com uma sala de espaço de apoio aos terceirizados e espaço do hall para uso dos estudantes;

- Reforma das paredes da biblioteca;

- Pintura externa e interna do Bloco 1.

A diretora-geral do Câmpus Urupema do IFSC, Evelise Zerger, explica que a obra de uma portaria foi necessária, pois com o asfaltamento da via de acesso ao câmpus a pista foi rebaixada, deixando a portaria muito mais alta, atrapalhando o acesso de pedestres. "Para viabilizar o acesso adequado aos estudantes foi feita essa outra portaria. A comunidade acadêmica vai ter o acesso ao pedestre e a rampa de acesso aos carros foi rebaixada para facilitar. A portaria antiga será reaproveitada para outros fins", comenta a professora.

Segundo a diretora, a obra de adequação de acessibilidade é um projeto antigo do câmpus e que agora segue em execução. "O IFSC sempre preza pela segurança, conforto e acessibilidade nas nossas estruturas, por isso a obra é essencial para o atendimento com qualidade da nossa comunidade acadêmica e externa. Além da acessibilidade, no pacote dessa obra podemos executar a pintura interna e externa do prédio do Bloco 1, favorecendo a manutenção e a correção de paredes que estavam com infiltração, e também a pintura, que além de proteger, deixa o nosso espaço ainda mais bonito", completa.

A diretora reforça a importância da articulação política para conseguir a emenda parlamentar e, com isso, garantir o recurso para a execução da obra fora do orçamento da instituição. "O câmpus não teria recursos próprios para essa obra, por isso o compromisso conjunto dos agentes políticos, ou seja, de parlamentares federais, é essencial em demandas de custo mais alto para a nossa instituição", completa Evelise. 

Na mesma linha, comemora o pró-reitor de Administração do IFSC, Aloisio da Silva Júnior. "O recurso de emendas parlamentares é de suma importância para conseguirmos principalmente atingir nossos objetivos estratégicos que necessitam de orçamento de investimentos para questões relativas a infraestrutura do imobilizado (obras e reformas) ou em relação a aquisição de material permanente, como no caso de compra de equipamentos para laboratórios e mobília", completa o pró-reitor.

Para ele, a articulação política é fundamental, pois parte do orçamento da União está com as bancadas e o IFSC precisa sincronizar suas necessidades estampadas no planejamento. "A emenda dá condições operacionais de execução e a ação de descentralização destes créditos por parte da bancada Catarinense, ou por meio de emendas individuais ou de comissão preenche essa necessidade", completa.

Os principais beneficiados com as obras e melhorias, claro, são os estudantes. É o caso de Ana Cris dos Santos Menin, aluna da quarta fase do curso técnico em Agricultura. A estudante, que mora em Painel, cidade vizinha de Urupema, conta que o IFSC contribuiu na sua vida e na sua formação como um pilar muito importante. "Eu sou de uma cidade pequena, com um pouquinho mais de 2 mil habitantes, onde o único recurso de estudar seria sair para Lages. O IFSC abriu uma porta na nossa vida, não só minha, mas como a do meu colega, de buscar uma formação técnica ainda cursando ensino médio e sair com o Ensino Médio com uma formação. Então, o IFSC foi fundamental nessa minha trajetória", conta a aluna.

Embora em fase final de curso, a estudante, que é líder de turma, comemora o fato do Câmpus Urupema da IFSC seguir investindo em estrutura para melhor atender à comunidade. "Eu acho ótimo, pois eu estou saindo, mas quem está entrando precisa de uma infraestrutura melhor e maior. O IFSC precisa ampliar para conseguir abrigar as pessoas, de Urupema ou de outras cidades. Está ficando muito bom, uma reforma muito bem estruturada, muito bem planejada", completa a aluna. 

E uma dessas alunas que está chegando é Sophia Ester de Lima, estudante da primeira fase do Técnico em Agricultura. Ela destaca que, mesmo em pouco tempo, o IFSC já causou um impacto importante em sua trajetória. "Me ajudou muito, não só a aprender as matérias do curso, mas o método de ensino que é muito bom. Aprendi a fazer relatórios que nunca tinha feito e isso me ajudou até na escola (Ensino Médio)", comenta.

Sobre as obras de melhorias, a discente é mais uma que comemora o feito e destaca os benefícios provenientes dessa atividade. "Eu acho muito bom, proporciona uma medida de segurança melhor, e um lugar mais confortável e aconchegante para os estudantes e profissionais do câmpus", finaliza. 

O Câmpus Urupema completou 13 anos de criação neste dia 24 de junho oferecendo cursos de qualificação profissional (curta-duração), técnicos, de graduação, de pós-graduação e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) relacionados às áreas de Administração, Agricultura, Fruticultura, Produção de bebidas alcoólicas, Tecnologia de Alimentos, Turismo e Viticultura e Enologia.

 

INSTITUCIONAL CÂMPUS URUPEMA