Eleições IFSC 2025: Conheça as propostas dos candidatos à Reitoria

INSTITUCIONAL Data de Publicação: 29 abr 2025 10:46 Data de Atualização: 29 abr 2025 19:04

O IFSC realiza, em 15 de maio, as eleições para o cargo de reitor e de diretores-gerais de 22 câmpus. Para a Reitoria, concorrem três candidatos: Jesué Graciliano da Silva, Maurício Gariba Júnior e Zízimo Moreira Filho.

Todas as informações sobre o pleito estão no site das Eleições 2025

A Coordenadoria de Jornalismo do IFSC solicitou que os candidatos destacassem suas propostas para alguns temas e determinou prazo até as 23h59 do dia 25 de abril e tamanho específico para as respostas. Confira abaixo as propostas na íntegra conforme foram enviadas:

Estudantes:

Jesué: No IFSC que queremos, os estudantes serão protagonistas. Vamos ampliar os auxílios financeiros, revitalizar áreas de convivência, apoiar a criação de restaurantes estudantis e investir em acolhimento. Pretendemos trazer a inovação para o cotidiano com a implantação de Laboratórios de Realidade Virtual e de inteligência artificial em todos os câmpus. Os estudantes terão apoio para participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, intercâmbios, eventos e competições nacionais e internacionais. Criaremos o Conselho Estudantil Consultivo, onde as vozes dos estudantes serão ouvidas nas decisões estratégicas da instituição. Com a participação efetiva dos estudantes, queremos construir um IFSC mais inclusivo, vibrante e transformador!

Maurício: Os estudantes são nossa inspiração. Com Gariba realizamos lives para que os estudantes conversassem diretamente com o Reitor, pois sabemos que o diálogo é essencial. Motivamos e encorajamos as representações estudantis e promovemos o Encontro de Lideranças Estudantis com a participação de 70 estudantes. Sabemos perfeitamente o que o estudante precisa: espaços de convivência, restaurante e alimentação adequada, inclusão qualificada, respeito às diversidades e sobretudo eventos que tirem o estudante do seu lugar comum, proporcionando uma imersão em nossa missão institucional. Nosso compromisso é implementar os restaurantes estudantis, melhorar o JIFSC e o Sepei, fortalecer as olimpíadas e equipes de competição com orçamento institucional.

Zízimo: Reformulação do sistema e do processo de ingresso, buscando simplificação e efetividade;
Modernização do Sigaa;
Fomento a programas de mobilidade nacional e internacional, conjugado à oferta de unidades curriculares bilíngues
Fomento às atividades de arte, cultura e esporte
Fortalecimento do JIFSC e do Sepei e a criação do Festival Cultural do IFSC;
Potencialização dos editais e programas de ensino, pesquisa e extensão, equipes de competição, núcleos voltados à inclusão e direitos humanos e a participação de mulheres na ciência;
Fortalecimento dos fóruns estudantis, a partir de um movimento permanente de escuta ativa e resolutiva dos estudantes de todos os câmpus.

Docentes:

Jesué: No IFSC que propomos, os docentes terão mais reconhecimento, apoio e autonomia. A valorização virá com menos burocracia e mais tempo para o que realmente importa: ensinar, pesquisar e transformar. Vamos modernizar laboratórios e bibliotecas, ampliar bolsas, fomentar capacitações contínuas e criar um Laboratório Virtual de Metodologias Ativas. Haverá editais específicos para publicação científica, incentivo a intercâmbios internacionais e uso de IA para automatizar processos administrativos. Criaremos redes de colaboração entre câmpus, promovendo o compartilhamento de boas práticas. A gestão também priorizará o bem-estar docente e a escuta qualificada.

Maurício: O corpo docente é a força que incentiva a construção do conhecimento. Em nossa gestão, atualizamos a IN 18/2022, ampliando de 8h para 16h a carga horária de organização do ensino. Melhoramos o Sigaa, investimos mais de R$700 mil em novos projetos de ensino, fizemos adequações no Cerfead e na regulamentação do trabalho docente. Fortalecemos a Educação Especial. Vestibular Unificado, semanas pedagógicas e diretrizes FIC também se destacaram. Na próxima gestão, revisaremos o RDP, fortaleceremos o trabalho dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos e estabeleceremos parcerias com as coordenações de curso com vistas a estimular a formação continuada pedagógica.

Zízimo: Implantação do Programa vida de servidor
Parcerias para o atendimento do Siass
Convênios com instituições e empresas parceiras para descontos para servidores;
Agilidade na concessão de adicionais laborais
Programas de Minter e Dinter
Formação continuada e inserção nos currículos das temáticas relacionadas à educação inclusiva, relações etnico-raciais e direitos humanos
Programa de Mobilidade Nacional e Internacional para servidores.
Modernização de sistemas de gestão acadêmica.
Programa de incentivo à divulgação científica e publicação em revistas de alto impacto.
Convênios institucionais de pesquisa com instituições de referência.
Programa de residência tecnológica para imersão em empresas.
Editais de fomento à extensão curricularizada

Técnicos Administrativos:

Jesué: Em nossa gestão, os TAEs serão reconhecidos e tratados com isonomia. A gestão será guiada pelo diálogo, com ações concretas: capacitação permanente, plano de bem-estar com foco em saúde preventiva, incentivo à inovação e criação de salas virtuais de coworking. Vamos acabar com a dupla tramitação e usar a inteligência artificial para reduzir a burocracia. Serão fortalecidos o PGD, os intercâmbios internacionais e o estímulo à participação dos TAEs em projetos de extensão e de pesquisa. Pretendemos criar ações de mentoria e ampliar o compartilhamento de boas práticas. Atuaremos junto ao CONIF e ao MEC pela implantação do RSC - TAE e pela disponibilização do TAE substituto, essencial para a viabilização das atividades de capacitação.

Maurício: Nossa gestão é e sempre será pelas pessoas. Ao chegar vimos uma Reitoria fragilizada, técnicos altamente qualificados, mas silenciados. Revertemos esse cenário valorizando o conhecimento técnico, promovendo escuta ativa e concedendo autonomia às equipes, que são a essência da Reitoria. Defendemos que todos os TAEs do IFSC sejam ouvidos e respeitados. Acreditamos na governança participativa, em fóruns e colegiados ativos. A qualidade de vida no trabalho é inegociável - pois é a base de um serviço público de excelência. A Política de Prevenção ao Assédio será aprimorada com foco na mediação de conflitos. Lutaremos pela implementação do RSC e pelos acordos de greve com firmeza e compromisso pelos direitos de quem constrói o IFSC diariamente.

Zízimo: Apoio e suporte ao programa de gestão e desempenho e de flexibilização;
Implantação do Programa vida de servidor;
Programa de acolhimento aos servidores ingressantes, com integração planejada para cada contexto laboral;
Parcerias para o atendimento do Siass ao servidor;
Convênios com instituições e empresas parceiras para descontos para servidores;
Agilidade e clareza na concessão de adicionais laborais;
Programas de Minter e Dinter;
Implementação de ações de acolhimento e formação continuada aos servidores acerca da atuação na EPT; I
Implementação imediata de discussão formal sobre o cumprimento dos regramentos legais que envolvem a questão das cotas raciais no serviço público federal.

Gestão:

Jesué: Nosso compromisso é com a recuperação física da infraestrutura e com a melhoria do clima organizacional. Vamos restabelecer uma relação de confiança entre os diretores e diretoras eleitas com o reitor, o que não está acontecendo nessa gestão. Nossa proposta inclui a criação de uma cultura de integridade, com a prevenção de todas as formas de assédio. A Reitoria será uma aliada dos câmpus, respondendo de forma mais rápida às demandas. Pretendemos utilizar agentes de inteligência artificial para reduzir a burocracia dos editais de ensino, pesquisa e extensão. Também implantaremos o Escritório de Projetos para ampliar a captação de recursos extraorçamentários. Vamos aprimorar o PGD e aplicar de forma imediata o Decreto 11.443/2023.

Maurício: A gestão Gariba acredita nas pessoas e na participação coletiva por meio da governança ampliada e instâncias colegiadas fortalecidas. O TCU reconheceu nosso avanço: subimos de 36% para 68% no índice de governança, e somos o 2º lugar na Rede Federal. Implementamos amplamente o PGD, tornando-nos referência. Fortalecemos as áreas técnicas com autonomia e confiança, tornamos o orçamento do IFSC transparente. Lançamos o Portal do Servidor, uma antiga demanda concretizada. Queremos reestruturar a área de gestão de pessoas, com o projeto “equipes especialistas”, trazendo qualidade ao trabalho do câmpus e da Reitoria. Vamos aproximar os cursos de informática à DTIC, fomentando parcerias que já vêm acontecendo. Realizaremos os Jogos dos Servidores.

Zízimo: Apoio e suporte ao Programa de gestão e desempenho e à flexibilização:, inclusive a partir da implantação do Escritório Virtual do IFSC;
Desenvolvimento de programas de acolhimento, pertencimento, construção de vínculos e cuidado com o servidor;
Apoio técnico e jurídico preciso e ágil às equipes de trabalho;.
Disponibilização de soluções para integrar e otimizar os processos e os sistemas de gestão;
Simplificação e otimização dos processos institucionais, eliminando redundâncias, gargalos e burocracia excessiva;
Criação do Lagif: Laboratório de Inovação em Governança e Gestão Pública do IFSC;
Composição de câmaras de servidores especialistas;
Implantação do Programa de mentoria institucional.

Ensino, Pesquisa e Extensão:

Jesué: Pretendemos ampliar a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão com a publicação de editais conjuntos e apoio a startups e uso de tecnologias emergentes. Nosso foco é uma educação pública que impacta o presente e prepara para o futuro. Projetos como o Jovens Pesquisadores vão fortalecer a conexão com as escolas públicas, promovendo inclusão e inovação. Com o Observatório de Práticas Pedagógicas, vamos valorizar experiências criativas em sala de aula. Temos por objetivo ampliar a atuação dos estudantes junto à comunidade em projetos como Adote uma Escola. Implantaremos o Escritório de Projetos e o Núcleo de Parcerias em Pesquisa: um espaço especializado para formalizar convênios com empresas, ONGs e órgãos públicos, trazendo mais recursos, investimentos e oportunidades para quem pesquisa e aprende no IFSC. Tudo isso com menos burocracia, mais impacto e uma gestão que escuta e age. Juntos, vamos fazer do IFSC uma referência em excelência e transformação social.

Maurício: No IFSC, ensino, pesquisa e extensão caminham juntos, proporcionando uma formação completa e conectada com as comunidades. Valorizamos a educação integral, as artes, o esporte, a cultura e os eventos interdisciplinares como parte da vivência acadêmica. Em 2024, alcançamos 92% de curricularização da extensão nas graduações. Estimulamos a participação de meninas e mulheres na pesquisa com editais específicos, investimos mais de R$ 700 mil em Projetos de Ensino. Trabalharemos para incentivar a participação dos estudantes em olimpíadas do conhecimento. Desenvolveremos o projeto de acesso via Balcão Digital no Sig Certame, tornando matrículas e atendimentos mais ágeis. Também avançaremos na institucionalização dos Neabis, reafirmando nosso compromisso com a equidade e a diversidade. Seguiremos promovendo a inovação e fortalecendo coletivos, pois ao transformar a realidade ao nosso redor, também nos transformamos — como indivíduos, como instituição e como sociedade.

Zízimo: Simplificação e qualificação do Processo de Ingresso;
Atenção à Política de Permanência e Êxito: definição de fluxos, aprimoramento de sistemas, fortalecimento das equipes multiprofissionais, dos processos de acolhimento aos estudantes e promoção da Política de estágio e aprendizagem;
Valorização da oferta de Proeja, da Educação a Distância, das Licenciaturas e cursos de formação de formadores;
Aprimoramento e expansão da infraestrutura de alimentação;
Gestão, acompanhamento e avaliação dos resultados da assistência estudantil; Promoção das políticas de Inclusão, Diversidades e Direitos Humanos.
Projeto indutor de pesquisa e inovação e criação de uma assessoria de captação de recursos.
Fortalecimento da relação do IFSC com as comunidades dos territórios e com a rede catarinense de centros de inovação.
Valorização e promoção da pluralidade de iniciativas de extensão
Desenvolvimento do Balcão de Parcerias e do IFSC-Hub, conectando pesquisadores e estudantes a desafios do setor produtivo

Sobre os candidatos

Jesué Graciliano da Silva | Plano de gestão

Diretoria Executiva: Volnei Velleda Rodrigues
Pró-reitoria de Administração: Melissa Liotto
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional: Emerson José Soares
Pró-reitoria de Ensino: Joelma Kremer
Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas: Samuel João da Silveira
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Magali Regina

 

Maurício Gariba Júnior | ;Plano de gestão

Diretoria Executiva: Andrea Martins Andujar
Pró-reitoria de Administração: Aloísio Silva Júnior
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional: Oizes Vieira Mendes
Pró-reitoria de Ensino: Adriano Larentes da Silva
Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas: Valter Vander de Oliveira
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Marcelo Silva de Jesus

 

Zízimo Moreira Filho | Plano de gestão

Diretoria Executiva: Ana Paula Kuczmynda da Silveira
Pró-reitoria de Administração: Vanessa dos Santos Grando
Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional: Diego Albino Martins
Pró-reitoria de Ensino: Eliana Cristina Bär
Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas: Maick da Silveira Viana
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: Tiago Semprebom

Eleições nos câmpus

A Coordenadoria do IFSC também publicou as propostas dos candidatos e candidatas que concorrem às direções-gerais nos câmpus. Confira na lista a seguir:

INSTITUCIONAL