INSTITUCIONAL Data de Publicação: 05 set 2025 16:12 Data de Atualização: 05 set 2025 16:19
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será protagonista de uma inovação histórica no Carnaval da Grande Florianópolis de 2026: o desenvolvimento do primeiro carro alegórico elétrico do país. O projeto é fruto de uma parceria com a Liga das Escolas de Samba da Grande Florianópolis (Liesf) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda da prefeitura, apresentada pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia com o objetivo de oferecer às escolas de samba veículos mais seguros e modernos. O coordenador do Laboratório de Mobilidade Elétrica do IFSC, professor Adriano Bresolin, explica que “a demanda surgiu da Prefeitura Municipal de Florianópolis no sentido de contribuir para que as escolas de samba tivessem um veículo com tração elétrica e mais segurança, já que as estruturas utilizadas hoje são antigas e deterioradas pelo tempo. Apresentamos às escolas a proposta de eletrificação de um dos chassis, que além de tração oferece também baterias para alimentar iluminação e cenografia. Como não seria possível atender todos os carros alegóricos, optou-se por desenvolver apenas um veículo, que foi sorteado e contemplou a escola Nação Guarani.”
Esta matéria também está em áudio no IFSC em Pauta:
O projeto, iniciado em julho, já conta com reuniões técnicas entre a equipe do IFSC e a direção da escola. O carro será adaptado ao enredo da Nação Guarani, que também participa da concepção cenográfica. Paralelamente, a instituição prepara um projeto para captação de recursos via Lei Rouanet, que deve ser encaminhado a Brasília ainda neste mês de setembro.
Além da construção do chassi elétrico, o IFSC atuará na capacitação profissional dos trabalhadores envolvidos na montagem, oferecendo treinamentos para soldadores, eletricistas e técnicos de iluminação. Para a Nação Guarani, a estreia será um momento inesquecível. O presidente da escola, Lui Vandré, destaca a relevância mundial da inovação. “É uma inovação mundial, não só no Brasil. Já está repercutindo em todo o país. Esse primeiro carro elétrico vai ajudar muito na redução de custos, que hoje representam até 40% das despesas de uma escola, além de trazer mais segurança e mobilidade. Sem dúvida, será o centro das atenções do Carnaval 2026. Já temos maquete pronta e podemos garantir: será um carro lindo, especial, que vai encantar o público logo no primeiro setor do desfile.”
O carro alegórico elétrico será o abre-alas da Nação Guarani no próximo carnaval, marcando não só os 16 anos da escola, mas também o início de uma nova era para os desfiles brasileiros. O público vai poder conferir a novidade no desfile das escolas de samba de Florianópolis nos dias 13 e 14 de fevereiro, na passarela Nego Quirido. A Nação Guarani será a terceira escola a entrar na avenida, no primeiro dia de desfiles.