SEPEI Data de Publicação: 28 ago 2025 17:45 Data de Atualização: 29 ago 2025 16:14
Após dois dias de desafios, o 4 Torneio de Robótica do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC (Sepei 2025), no Câmpus Palhoça Bilíngue, consagrou a equipe LegoBots, de São Miguel do Oeste, como campeã geral na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto. Esta é a segunda vitória consecutiva do grupo, que também foi vencedor na edição do ano passado. A competição reuniu estudantes de todo o estado em uma disputa marcada por estratégias inovadoras e robôs autônomos que executaram missões inspiradas nos cursos do IFSC.
Organizado pela Comissão Organizadora do Sepei em parceria com a FRC5800 Magic Island Robotics, equipe de robótica do IFSC Câmpus Florianópolis, o evento teve como objetivo incentivar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio da robótica educacional. A iniciativa destacou cursos oferecidos nos diversos câmpus da instituição e suas respectivas áreas de atuação no mercado de trabalho.
Ao todo, foram propostos oito desafios, baseados nas grades curriculares dos cursos de Agroecologia, Refrigeração e Climatização, Edificações, Panificação, Sistemas de Energia Renovável, Marketing, Meio Ambiente e Pesca.
Vencedores do torneio
A equipe LegoBots, de São Miguel do Oeste, conquistou o bicampeonato. Em segundo lugar ficou a equipe Mecatronados, de Lages, seguida pelos MechMinds, também de Lages, na terceira colocação. Além do pódio geral, outras equipes foram reconhecidas em categorias especiais.
Confira a lista dos premiados:
- Campeão geral: LegoBots, de São Miguel do Oeste;
- Segundo lugar geral: Mecatronados, de Lages;
- Terceiro lugar geral: MechMinds, de Lages;
- Espírito de equipe (para as equipes que se mantiveram unidas mesmo diante das adversidades): MechMinds, de Lages;
- Design do Robô (para o robô melhor desenvolvido): Nexon, de Xanxerê;
- Diplomacia em engenharia (para a equipe que ajudou as demais, compartilhando aprendizados e técnicas): TechGoats, de Chapecó;
- Estratégia (para a equipe que aproveitou seu robô ao máximo, com a rota mais eficiente ou o uso de partes do robô de formas inesperadas): Lord’s Valley, de Jaraguá do Sul Centro;
- Equipe destaque (para a equipe que se destacou em aspectos não contemplados em outras categorias, como esforço dos membros ou criatividade do robô): Scorpions, de Criciúma.
Inspirado na metodologia da First Lego League (FLL), o torneio consiste em uma série de partidas nas quais robôs autônomos desenvolvidos pelos competidores devem completar o maior número de missões possível dentro de 2 minutos e 30 segundos. As equipes foram compostas por quatro integrantes: três estudantes (competidores) e um servidor docente ou técnico-administrativo (técnico da equipe).